A Fundação do Partido Nacional Renovador

O PNR, criado em Fevereiro de 2000, tem as suas origens entre os apoiantes dos diversos pequenos partidos, movimentos e coligações eleitorais da direita nacionalista, surgidos após o PREC, todos eles extintos após algum tempo de actividade sem obter resultados eleitorais apreciáveis. O PRD tinha entrado em decadência, tinha acumulado dívidas e estava sem actividade, mas não foi legalmente extinto. Foi então que elementos da NA e do extinto MAN se filiaram no PRD, pagaram as suas dívidas, e, uma vez no controlo do partido, mudaram-lhe o nome para PNR com um novo programa.

O PNR é um partido político nacionalista. O seu lema é Nação e Trabalho e um dos seus objectivos consiste na valorização de um espírito nacionalista português. Entende que nacionalismo é colocar os interesses da Nação acima de quaisquer interesses sectários. O seu presidente é, desde Junho de 2005, José Pinto Coelho. Em 2009 o PNR foi o primeiro partido português a intitular-se como apologista da "Nova Direita Nacional, Social e Popular". O Partido Nacional Renovador nas Legislativas de 2011 irá concorrer pela primeira vez a todos os círculos eleitorais.

Após o insucesso das experiências do Partido da Democracia Cristã, Movimento Independente para a Reconstrução Nacional, Partido da Direita Portuguesa e Frente Nacional, e face às dificuldades encontradas pelos militantes da direita nacionalista para conseguir reunir as cinco mil assinaturas necessárias para formar um partido, a aquisição de um partido de centro-esquerda na falência apresentou-se como uma oportunidade.

O PNR tem sido acusado de promover a discriminação baseada em fundamentos étnicos, religiosos e sexuais, e de alguma da sua propaganda incitar, subtilmente, à violência e ódio contra certos grupos minoritários, nomeadamente imigrantes e homossexuais. A questão de se o partido deve ser ilegalizado ou não tem sido, e ainda é, motivo de discussão em Portugal, especialmente porque a Constituição Portuguesa proíbe qualquer tipo de discriminação baseada na orientação sexual, sexo ou religião. O Partido Nacional Renovador nas Legislativas de 2011 irá concorrer pela primeira vez a todos os círculos eleitorais.